Quer recuperar declaração de Imposto de Renda antiga? Receita facilitou

Receita Federal facilita recuperação de declaração anterior pela internet, sem necessidade de certificado digital


A Receita Federal decidiu facilitar a recuperação da declaração de Imposto de Renda do ano passado para quem perdeu o documento ou não consegue encontrar o arquivo no computador. A cópia da declaração de 2020 ajuda o contribuinte no preenchimento do IR 2021.


A partir de hoje não será mais necessário ter certificado digital para pedir a cópia da declaração no site de atendimento da Receita, o e-CAC. Antes, quem não tinha o certificado, era obrigado a ir até uma agência da Receita para solicitar o documento. A medida também visa reduzir a circulação de pessoas em meio à pandemia do coronavírus.


Agora, basta ter o código de acesso e senha para o e-CAC. Depois de entrar no sistema, o contribuinte deve fazer um "Dossiê Digital de Atendimento". Se você ainda não tem a senha de acesso ao e-CAC, basta seguir as orientações que estão na página inicial do sistema.


Veja como fazer o "Dossiê Digital"


Depois de entrar com seu CPF, código de acesso e senha, selecione "Processos Digitais (e-Processo)" no menu do lado esquerdo da tela. O computador abrirá uma nova janela do navegador de internet.


Na nova janela, clique em "Abrir Dossiê Digital de Atendimento".


A cópia da última declaração ficará disponível dentro da pasta "Meus processos" no sistema do e-CAC.


A Receita Federal afirma que não é necessário juntar documentos. A simples abertura do dossiê será suficiente para a emissão da cópia da declaração. Portanto, ignore a mensagem do sistema que pede para anexar documentos ao dossiê.


Por esse método é possível recuperar a última declaração de imposto de renda entregue pelo contribuinte, desde que ela tenha sido feita nos últimos cinco anos.


O titular da declaração é quem deve usar seu próprio código de acesso e senha para pedir o documento. Não é possível solicitar cópia de documento usando a senha de acesso de outra pessoa.


FONTE: UOL

Posts Em Destaque
Posts Recentes