top of page

Niteroiense cria site de marketplace de cerveja artesanal

  • o Globo
  • 22 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Plataforma que tem 50 microcervejarias cadastradas, reúne oito rótulos da cidade

As frequentes feiras de cervejas artesanais que se espalham por aí confirmam: o segmento anda na contramão da crise. O número de microcervejarias no país só cresce, e o mercado se consolida. Nesse contexto, o niteroiense Roberto Belloti saiu na frente e criou o MicrocervaBrasil, site de marketplace voltado para comercialização de rótulos artesanais. A plataforma é mediada por uma só empresa, mas vários outros lojistas podem se cadastrar e vender.

De acordo com Belloti, o site veio suprir uma demanda de apreciadores de cerveja que buscam um serviço personalizado aliado à comodidade. — Nosso cliente é exigente, ele não quer mais ficar alcoolizado. Procura degustar a bebida, e muitos gostam de fazer isso no conforto de casa — ressalta Belloti.

Na plataforma, cada microcervejaria tem sua própria loja virtual onde, além de cervejas, pode vender produtos como copos, chaveiros e camisetas. Se fosse uma feira, a plataforma seria o espaço, e cada pequena empresa, um estande de vendas. A MicrocervaBrasil oferece suporte para a montagem da loja da cervejaria e toda a parte de logística para as vendas, da coleta à entrega dos pedidos, e em contrapartida recebe 20% do total vendido

O consumidor pode fazer a busca pelo estado de origem da cervejaria ou pelo estilo da cerveja e tem acesso ainda a informações como rótulos com medalhas em campeonatos nacionais e internacionais, tipos de copos para cerveja e moda cervejeira. A grande novidade do site é que não é mais preciso pagar um frete para cada compra em loja diferente. Belloti explica que a mudança foi possível com a criação de um armazenamento de estoque unificado:

— Antes, quando o cliente comprava rótulos de três cervejarias distintas, por exemplo, ele pagava três fretes. Agora, além de oferecer todo suporte para as pequenas empresas, a plataforma unifica a compra final, tornando o preço mais atrativo para o cliente.

RÓTULOS DE TODO BRASIL

No site, há cerca de 50 marcas de vários estados do Brasil. Dessas, oito são niteroienses: Araribóia, Espiral, Bonadiman, Mosaico, Surreal, Thirsty Hawks, Dead Dog e Rota 10. A título de comparação, um rótulo da Araribóia, encontrado nos bares por cerca de R$ 30, é vendido no site por R$ 20.

Além do preço mais convidativo e da comodidade, outra vantagem é que o acesso às marcas ficou mais fácil. Antes, a maioria das cervejarias não tinha um canal de vendas direto com o consumidor. É o caso da Araribóia, conta Guilherme Rebelo, proprietário da marca e presidente da Associação de Cervejeiros Artesanais de Niterói (Acerva):

— Eu não tinha condições de vender para apenas um cliente. Como quase todas as cervejarias, meu foco eram os bares. O cliente só tinha a oportunidade de comprar diretamente com as cervejarias durante as feiras. Nesses casos, muitas vezes eles experimentavam, gostavam muito, mas tinham dificuldade para encontrar o rótulo novamente.

Para atrair mais clientes, o site oferece cartões-presentes com vários produtos e preços diferentes, e faz promoções eventuais.

— É uma ótima oportunidade para o morador da cidade experimentar suas cervejas e também para os de fora conhecerem mais esse trunfo da cidade — avalia Pedro Lomelino, proprietário da cervejaria Espiral.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page