Niteroiense cria site de marketplace de cerveja artesanal
Plataforma que tem 50 microcervejarias cadastradas, reúne oito rótulos da cidade
As frequentes feiras de cervejas artesanais que se espalham por aí confirmam: o segmento anda na contramão da crise. O número de microcervejarias no país só cresce, e o mercado se consolida. Nesse contexto, o niteroiense Roberto Belloti saiu na frente e criou o MicrocervaBrasil, site de marketplace voltado para comercialização de rótulos artesanais. A plataforma é mediada por uma só empresa, mas vários outros lojistas podem se cadastrar e vender.
De acordo com Belloti, o site veio suprir uma demanda de apreciadores de cerveja que buscam um serviço personalizado aliado à comodidade. — Nosso cliente é exigente, ele não quer mais ficar alcoolizado. Procura degustar a bebida, e muitos gostam de fazer isso no conforto de casa — ressalta Belloti.
Na plataforma, cada microcervejaria tem sua própria loja virtual onde, além de cervejas, pode vender produtos como copos, chaveiros e camisetas. Se fosse uma feira, a plataforma seria o espaço, e cada pequena empresa, um estande de vendas. A MicrocervaBrasil oferece suporte para a montagem da loja da cervejaria e toda a parte de logística para as vendas, da coleta à entrega dos pedidos, e em contrapartida recebe 20% do total vendido
O consumidor pode fazer a busca pelo estado de origem da cervejaria ou pelo estilo da cerveja e tem acesso ainda a informações como rótulos com medalhas em campeonatos nacionais e internacionais, tipos de copos para cerveja e moda cervejeira. A grande novidade do site é que não é mais preciso pagar um frete para cada compra em loja diferente. Belloti explica que a mudança foi possível com a criação de um armazenamento de estoque unificado:
— Antes, quando o cliente comprava rótulos de três cervejarias distintas, por exemplo, ele pagava três fretes. Agora, além de oferecer todo suporte para as pequenas empresas, a plataforma unifica a compra final, tornando o preço mais atrativo para o cliente.
RÓTULOS DE TODO BRASIL
No site, há cerca de 50 marcas de vários estados do Brasil. Dessas, oito são niteroienses: Araribóia, Espiral, Bonadiman, Mosaico, Surreal, Thirsty Hawks, Dead Dog e Rota 10. A título de comparação, um rótulo da Araribóia, encontrado nos bares por cerca de R$ 30, é vendido no site por R$ 20.
Além do preço mais convidativo e da comodidade, outra vantagem é que o acesso às marcas ficou mais fácil. Antes, a maioria das cervejarias não tinha um canal de vendas direto com o consumidor. É o caso da Araribóia, conta Guilherme Rebelo, proprietário da marca e presidente da Associação de Cervejeiros Artesanais de Niterói (Acerva):
— Eu não tinha condições de vender para apenas um cliente. Como quase todas as cervejarias, meu foco eram os bares. O cliente só tinha a oportunidade de comprar diretamente com as cervejarias durante as feiras. Nesses casos, muitas vezes eles experimentavam, gostavam muito, mas tinham dificuldade para encontrar o rótulo novamente.
Para atrair mais clientes, o site oferece cartões-presentes com vários produtos e preços diferentes, e faz promoções eventuais.
— É uma ótima oportunidade para o morador da cidade experimentar suas cervejas e também para os de fora conhecerem mais esse trunfo da cidade — avalia Pedro Lomelino, proprietário da cervejaria Espiral.