Passo a passo como gerar DARF aluguel para não residentes
- Eduardo Lemos
- há 14 horas
- 2 min de leitura
Eis passo a passo de como gerar o DARF referente a IR sobre aluguel recebido no Brasil

Fonte: Eduardo Lemos & Equipe
Para imprimir o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) referente ao aluguel recebido por um não residente fiscal no Brasil, você deve utilizar o programa Sicalc Web da Receita Federal. O imposto tem uma alíquota fixa de 15% sobre o valor do aluguel.
Passo a passo para emitir o DARF:
Acesse o Sicalc Web: Vá ao site da Receita Federal e procure pelo serviço Sicalc Web. Você pode acessá-lo diretamente através do link do Sicalc Web (clique aqui).
Selecione a opção: Escolha a opção para preenchimento online (geralmente "Preenchimento Rápido" em "Geração e impressão do DARF").
Informe os dados:
Código da Receita: O código específico para Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre aluguéis e arrendamentos pagos a não residentes é o 9478 ("9478 - 01 - DI - a partir de 17/01/2002 - IRRF - Aluguel e Arrendamento - Residentes no Exterior - IRRF - ALUGUEL E ARRENDAMENTO/RESIDENTES NO EXTERIOR").
Período de Apuração (PA): Corresponde à data do recebimento do aluguel (mês e ano).
Data de Vencimento: O vencimento do imposto é na mesma data do recebimento do aluguel (fato gerador). Atrasos geram multas e juros.
Valor Principal: Informe o valor total do aluguel recebido.
Cálculo e Emissão: O próprio sistema calculará o valor do imposto (15% do valor principal).
Preencha seus dados: Informe os dados do responsável pelo recolhimento (que pode ser o locatário ou o procurador residente no Brasil). O DARF será emitido em nome do responsável pelo pagamento, mas deve identificar o beneficiário (o não residente) em outras declarações, como a DIRF.
Imprima e pague: Gere o documento e imprima a guia para pagamento em qualquer banco ou via internet banking.


















Comentários