Receita caseira de pão italiano rústico

9 Jan 2019

Esta receita vai surpreender você pela simplicidade. Se prepare para ter um pão caseiro, delicioso e sem qualquer conservante ou outros produtos químicos.

 

Sem dúvidas o pão foi e é um alimento essencial para o próprio desenvolvimento da sociedade humana. Atualmente existem vários tipos e sabores mas a essência da receita é purista e contempla apenas 4 elementos: farinha, água, sal e fermento. Com esses 4 elementos, um forno e uma panela que possa ser levada ao forno você conseguirá fazer um pão rústico, delicioso e com uma crosta maravilhosa. vamos lá?

 

INGREDIENTES

 

500 gramas de farinha de trigo;

400 mililitros de água;

10 gramas de sal;

15 gramas de fermento biológico;

Uma panela que possa ser levada tampada ao forno.

 

PASSO 01 - A MASSA

 

Misture farinha, água e fermento em um recipiente. use uma colher de pau até que os elementos se misturem e virem uma pasta. Vai ficar meio líquido mas o caminho é esse.

NÃO colocamos o sal agora pois o sal pode matar o fermento biológico evitando que o pão cresça.

DICA 01 - dilua o fermento em um pouco da água pois vai facilitar a incorporação na massa.

DICA 02 - Não use água muito fria nem muito quente. O ideal é que a água esteja entre 38 e 42 graus.

 

PASSO 02 - DEIXE DESCANSAR

 

Após misturar bem os ingredientes cubra a recipiente com um pano limpo e deixe descansar de 12 a 14 horas. Se você fez tudo certinho a massa vai crescer! A minha massa está um pouco amarelada pois temperei com curry.

 

 

PASSO 03 - HORA DE SOVAR

 

Esse é um dos passos mais importantes da receita. Hora de farinhar a mesa ou tábua e liberar o estresse sovando a massa!

 

Sovar o pão faz toda a diferença na textura. Minha sugestão é gastar de 6 a 8 minutos nessa operação. A massa ainda estará muito úmida então não economize na farinha (na mesa e nas mãos).

 

Nesse momento é que você irá adicionar o sal á massa.

 

PASSO 04 - SEGUNDO DESCANSO

 

Após sovar a massa faça uma bola com ela e coloque dentro de um recipiente limpo. coloque um pouco de farinha dentro do recipiente para a massa não grudar. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por mais de 30 a 40 minutos.

 

PASSO 05 - HORA DO FORNO

 

Aqueça o forno a uns 200 graus 20 minutos antes de colocar a massa. Quando faltarem 10 minutos coloque a panela tampada (vazia) dentro do forno para aquecer. Quando der 20 minutos retire a panela quente do forno (cuido para não se queimar!), farinhe o fundo da panela com farinha de trigo ou de milho (se preferir pode colocar azeite), coloque a massa e farinhe (pouco) sobre a massa. Basta deixa a panela 30 minutos tampada e mais 30 minutos destampada a uns 200 graus. Pronto! Se tudo deu certo é só preparar o cafezinho agora!

 

Me mandem fotos hein! #edulemos

 

Eduardo Lemos

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Começa dia 02 de Março o prazo para enviar a Declaração IRPF 2020. Prepare-se!

February 21, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags