top of page

Receita caseira de pão italiano rústico

Esta receita vai surpreender você pela simplicidade. Se prepare para ter um pão caseiro, delicioso e sem qualquer conservante ou outros produtos químicos.

Receita concluída e cozinheiro feliz!

Sem dúvidas o pão foi e é um alimento essencial para o próprio desenvolvimento da sociedade humana. Atualmente existem vários tipos e sabores mas a essência da receita é purista e contempla apenas 4 elementos: farinha, água, sal e fermento. Com esses 4 elementos, um forno e uma panela que possa ser levada ao forno você conseguirá fazer um pão rústico, delicioso e com uma crosta maravilhosa. vamos lá?


INGREDIENTES


500 gramas de farinha de trigo;

400 mililitros de água;

10 gramas de sal;

15 gramas de fermento biológico;

Uma panela que possa ser levada tampada ao forno.

Ingredientes necessários

PASSO 01 - A MASSA


Misture farinha, água e fermento em um recipiente. use uma colher de pau até que os elementos se misturem e virem uma pasta. Vai ficar meio líquido mas o caminho é esse.

NÃO colocamos o sal agora pois o sal pode matar o fermento biológico evitando que o pão cresça.

DICA 01 - dilua o fermento em um pouco da água pois vai facilitar a incorporação na massa.

DICA 02 - Não use água muito fria nem muito quente. O ideal é que a água esteja entre 38 e 42 graus.


Passo 01

PASSO 02 - DEIXE DESCANSAR


Após misturar bem os ingredientes cubra a recipiente com um pano limpo e deixe descansar de 12 a 14 horas. Se você fez tudo certinho a massa vai crescer! A minha massa está um pouco amarelada pois temperei com curry.


Passo 02

PASSO 03 - HORA DE SOVAR


Esse é um dos passos mais importantes da receita. Hora de farinhar a mesa ou tábua e liberar o estresse sovando a massa!


Sovar o pão faz toda a diferença na textura. Minha sugestão é gastar de 6 a 8 minutos nessa operação. A massa ainda estará muito úmida então não economize na farinha (na mesa e nas mãos).


Nesse momento é que você irá adicionar o sal á massa.


Passo 03

PASSO 04 - SEGUNDO DESCANSO


Após sovar a massa faça uma bola com ela e coloque dentro de um recipiente limpo. coloque um pouco de farinha dentro do recipiente para a massa não grudar. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por mais de 30 a 40 minutos.


Passo 04

PASSO 05 - HORA DO FORNO


Aqueça o forno a uns 200 graus 20 minutos antes de colocar a massa. Quando faltarem 10 minutos coloque a panela tampada (vazia) dentro do forno para aquecer. Quando der 20 minutos retire a panela quente do forno (cuido para não se queimar!), farinhe o fundo da panela com farinha de trigo ou de milho (se preferir pode colocar azeite), coloque a massa e farinhe (pouco) sobre a massa. Basta deixa a panela 30 minutos tampada e mais 30 minutos destampada a uns 200 graus. Pronto! Se tudo deu certo é só preparar o cafezinho agora!


Me mandem fotos hein! #edulemos


Eduardo Lemos


Passo 05

Final

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page