top of page

Quer turbinar suas receitas? Azeite aromatizado!

Nada de comprar pronto. Faça você mesmo!

Quem já provou sabe o que eu estou falando. Um azeite aromatizado e saborizado leva algumas preparações para um outro nível. 

O que muitos não sabem é que prepará-lo é uma das coisas mais rápidas e fáceis da cozinha amadora. Por que comprar pronto se você pode fazer em casa? Eu estou aqui para acabar com qualquer desculpa! Vamos lá!

Primeiramente compre um azeite extra virgem de qualidade. Infelizmente para esse insumo o preço normalmente é sim indicador de qualidade. Quanto menor o % de acidez melhor pode ser considerado o nível de qualidade do produto mas não é só acidez que deve ser levada em conta (esse assunto será tratado em uma futura postagem). 

Agora é hora de escolher quais elementos você quer usar para saborizar e aromatizar o azeite. Na preparação da foto eu utilizei alecrim, alho, grãos de cominho e grãos de pimentas (branca e do reino). O mercado da esquina é o limite! Uma dica: toste levemente os grãos e o alho para liberar sabores e aromas.

Coloque todo o azeite em uma panela com os elementos escolhidos e aqueça a no máximo 80 graus. Não ferva o azeite! O ponto de fumaça dele é de mais ou menos 160 graus. Faz mal e o gosto fica horrível! Na foto aparece um termômetro culinário muito útil que comprei pelo Mercado Livre a menos de R$ 40,00.

Peneire e coloque em um vidro esterilizado ou no próprio vidro do azeite comprado (eu faço isso e coloco uma etiqueta). Enfeite o interior com ervas frescas se quiser.  

Mande fotos ou vídeos quando fizer a preparação. Let’s cook!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page