Quer turbinar suas receitas? Azeite aromatizado!

16 Nov 2017

Nada de comprar pronto. Faça você mesmo!

Quem já provou sabe o que eu estou falando. Um azeite aromatizado e saborizado leva algumas preparações para um outro nível. 

 

O que muitos não sabem é que prepará-lo é uma das coisas mais rápidas e fáceis da cozinha amadora. Por que comprar pronto se você pode fazer em casa? Eu estou aqui para acabar com qualquer desculpa! Vamos lá!


Primeiramente compre um azeite extra virgem de qualidade. Infelizmente para esse insumo o preço normalmente é sim indicador de qualidade. Quanto menor o % de acidez melhor pode ser considerado o nível de qualidade do produto mas não é só acidez que deve ser levada em conta (esse assunto será tratado em uma futura postagem). 

 

Agora é hora de escolher quais elementos você quer usar para saborizar e aromatizar o azeite. Na preparação da foto eu utilizei alecrim, alho, grãos de cominho e grãos de pimentas (branca e do reino). O mercado da esquina é o limite! Uma dica: toste levemente os grãos e o alho para liberar sabores e aromas.

 

Coloque todo o azeite em uma panela com os elementos escolhidos e aqueça a no máximo 80 graus. Não ferva o azeite! O ponto de fumaça dele é de mais ou menos 160 graus. Faz mal e o gosto fica horrível! Na foto aparece um termômetro culinário muito útil que comprei pelo Mercado Livre a menos de R$ 40,00.

 

Peneire e coloque em um vidro esterilizado ou no próprio vidro do azeite comprado (eu faço isso e coloco uma etiqueta). Enfeite o interior com ervas frescas se quiser.  

 

Mande fotos ou vídeos quando fizer a preparação. Let’s cook!

Compartilhe no Facebook
Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Começa dia 02 de Março o prazo para enviar a Declaração IRPF 2020. Prepare-se!

February 21, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags