vinhedus01.jpg

QUALIDADE

Logo Gado da Mantiqueira 2-01.png

Gado da Mantiqueira é certeza de animais sadios, produtivos e selecionados. Aumente sua produtividade no campo!

Senepol, Senepol e mais Senepol!

 

O que é Gado da Mantiqueira?

O projeto "Gado da Mantiqueira" iniciou atividades em Janeiro/2021 na região de Bom Jardim de Minas/MG (120 km de Juiz de Fora) e atualmente contamos com dezenas animais da raça Senepol. Todos são PO (puro de origem) com e sem registro na Associação Senepol. Um animal PO significa que tanto o pai como a mão eram igualmente animais puros da raça o que garante plena transmissão dos maravilhosos e diferenciados atributos genéticos do Senepol (clique aqui e conheça alguns diferenciais). Os animais Gado da Mantiqueira são diferenciados tanto na raça como no tratament0, pasto, nosso ambiente, etc. Tudo isso faz toda diferença no sucesso da pecuária voltada para qualidade e melhoramento genético de rebanhos.

A intenção do projeto Gado da Mantiqueira é trazer para pecuária de pequeno porte (com poucas cabeças de gado) itens com tecnologia, facilidade de controle e aquisição por parte dos compradores e qualidade. Nosso foco é a qualidade e não a quantidade. Quem trabalha com pecuária sabe a dificuldade que é fazer negócios com pequenos produtores. problemas para verificar a qualidade e sanidade do gado comprado, problema de acesso, problema no pagamento. Problema é o que não falta...

Mas aqui é diferente! Clique aqui e conheça os motivos para negociar conosco!

Optamos pelo Senepol pela docilidade, rusticidade e ótimos status genéticos. A conversão alimentar dos animais é fantástica fazendo com que você obtenha ganhos mais rápidos tanto no corte como no leite. Clique aqui e assista a um documentário completo sobre as origens do Senepol no Brasil e no mundo assim como seus diferenciais.
 
Ainda não estamos negociando pois estamos em fase de aumento e consolidação de plantel. Mas que 2022 nos aguarde! 

Alguns atributos da raça Senepol

Fonte: ABCB Senepol

Características que fazem do Senepol um investimento seguro

Os animais Senepol apresentam um rápido crescimento, isso favorece a pecuária de corte fazendo com que o ciclo de engorda seja muito curto. São características como a elevada capacidade de transformação de pasto (proteína vegetal) em carne (proteína animal) que deixa o gado pronto para o abate rapidamente, ou seja, com maturação de peso e carcaça frigorífica em idades ainda precoces. Em avaliações de GPD em centros de performance e confinamentos de campo apresenta ganhos diários de 1,5 a 2,5 Kg / Cabeça / dia, dependendo da idade de avaliação e do manejo nutricional. Desmama com 50 a 60% do peso da mãe aos oitos meses de idade em média. Os bezerros durante a desmama são pesados variando entre 220 Kg a 260 Kg fêmeas e 240 Kg a 300 Kg machos. O que permite a venda de bezerros com preço de 30 a 50% acima da média do mercado de reposição.

Leon01.jpg

Foto: Leon, Senepol PO registrado e um dos reprodutores Gado da Mantiqueira.

Padronização de produção

O Senepol tem tamanho moderado, cor padronizada e mocho. Dessa maneira permite a obtenção dos lotes com carcaças frigoríficas mais padronizadas. O caráter genético dominante faz com que suas crias nasçam naturalmente em 95% dos casos herdando características dos taurinos. Seus genes para Homeostase são dominantes nos acasalamentos, onde é muito utilizado para adequar o tricross em matrizes S1 e S2. Estudos revelam que bezerro com sangue Senepol mantém as temperaturas retais quase idênticas ao Senepol puro.

gado da mantiqueira 01.jpg
gado da mantiqueira 02.jpg

Tolerância ao calor

Pela origem genética aliada a um processo de seleção fechada por séculos nas ilhas caribenhas, o Senepol, tornou-se um indivíduo com alta capacidade de adaptação a diferentes ambientes.  Adapta-se a diferentes níveis de manejo da pecuária e encontra alimento em lugares que outras raças dificilmente têm capacidade de obter. Pode sobreviver sem água por vários dias, além de viver bem, em regiões pantanosas, de mata, de cerrado, áridas, de campos quentes ou frios. Os cascos pretos, fortes, e resistentes a todo tipo de solo e topografia favorecem a raça.

Animais de Pelo Zero

Os animais Senepol têm pelo zero transferem seus genes para seus filhos reduzindo a presença de animais taurinos cabeludos. No cruzamento industrial no mínimo em 90% dos acasalamentos com outros taurinos apresentam pelo zero.

Baixo índices de infestação de ecto e endoparasitas

A raça N’Dama, é a única entre os taurinos naturalmente resistentes à mosca que causa a doença do sono ou Tsé-tsé no continente africano e a carrapatos, devido a rápida coagulação superficial dificultando a alimentação desses parasitas, transmite aos seus descendentes essas condições mostrando assim sua capacidade imune elevada. Uma economia no manejo dos animais devido os baixos custos de produção e maior imunidade, em condições normais.

Alta resistência a moscas, apresentando em geral menor contagem de infestação de moscas do que a média do rebanho, por apresentar pelo curto (zero), de alta densidade de fios por 2 cm (porém não é cabeludo como a maioria dos taurinos), o que dificulta o acesso da mosca à pele do animal.


N’Dama, ancestral africano do Senepol.

Em estudos e pesquisas de contagem da mosca do chifre realizado na Universidade Estadual da Carolina do Norte – USA, em rebanho Angus foi constatado 82% de infestação na contagem de mosca, enquanto animais Senepol cruzados com Angus obtiveram contagem de apenas 18% de infestação nas mesmas condições de infestação e manejo.

Na Austrália, a amostra de contagem e carrapatos confirmou menor infestação no Senepol que em qualquer outra raça de corte utilizada naquele país, mesmo quando comparados com Zebu (Brahman) e sintéticos (Santa Gertrudes).

Foto: Uma das propriedades do projeto Gado da Mantiqueira. Todas as propriedades de negociação e venda de animais ficam na beira de rodovias o que facilita a visitação de clientes.

Vinhedus02.jpg

Criado a pasto sem necessidade de manejo especial

Em qualquer condição de manejo, o Senepol se adapta facilmente, e por esta característica é que vem sendo muito utilizado, com muito êxito, para compor genética nos programas de cruzamento industrial. Ao nascimento rapidamente fica em pé e já começa a mamar o colostro. Diminuindo problemas com a cria e recria de bezerros, pois o trabalho de manejo é menor. O que favorece maior segurança ao pecuarista, pois o risco de perda do rebanho por qualquer intempérie, ou condição desfavorável de clima e manejo quando comparado a outras raças é bem menor. Criadores tem aumentado o número de animais sobreviventes ao parto quando se introduz o Senepol em seus rebanhos.

 

Alguns diferenciais Gado da Mantiqueira

Conheça alguns motivos para negociar conosco!

Uso intensivo de tecnologia

Se você já comprou gado de pequenas propriedades sabe a dificuldade que normalmente é. Você não consegue conhecer o animal antecipadamente por fotos e vídeo, não consegue ter acesso a detalhes básicos como nascimento, número de registro, quem são o touro e a vaca que  deram origem a ele. Aqui será diferente! Todos os animais a venda estarão aqui na página com histórico completo do animal e dos pais. Fotos, vídeos, tudo a um clique do seu PC ou celular.

Facilidade de acesso e visitas

Sabe aquela aventura de querer comprar uma novilha ou um reprodutor e se aventurar por 10, 15 km de estrada de terra? Esquece isso! Aqui todos os animais sob visita ou venda são demonstrados em propriedades na beira de rodovias ou estradas asfaltadas. Zero estrada de terra.

Facilidade de pagamento

Quem já teve que colocar uma mala de dinheiro vivo no carro pois o vendedor só aceitava dinheiro? Muitas vezes o vendedor nem conta corrente tinha. Por aqui isso acabou. Você até pode pagar em espécie se preferir mas também poderá pagar vai boleto bancário ou cartão de crédito (inclusive parcelando a compra). É mole? Isso é Gado da Mantiqueira!

 
Fale conosco

Obrigado pelo envio!

Bom Jardim de Minas | MG | Serra da Mantiqueira | Brasil

 

Principais reprodutores e matrizes Gado da Mantiqueira

Leon01.jpg

LEON 90 FIV

RGN: LW0090
RGD: LW0090
Nascimento: 22/08/2018
Categoria: PO registrado
Sexo: Macho
Nº Controle: GM11M1

143 Sofia

RGN: 0000
RGD: 0000
Nascimento: 09/03/2019
Categoria: PO não registrada
Sexo: Fêmea
Nº Controle: GM10F4

JPR 0070 FIV

RGN: JPR0070
RGD: JPR0070
Nascimento: 01/08/2017
Categoria: PO registrado
Sexo: Fêmea
Nº Controle: GM11F3 

148 Clarissa

RGN: 0000
RGD: 0000
Nascimento: 12/10/2018
Categoria: PO não registrada
Sexo: Fêmea
Nº Controle: GM10F5

 

Vendas ativas

INÍCIO DAS VENDAS:

JANEIRO/2022

Acompanhe #GadoDaMantiqueira das redes sociais e fique por dentro de novidades!

Redes sociais Gado da Mantiqueira:

  • Facebook Gado da Mantiqueira
  • YouTube Gado da Mantiqueira
  • Instagram Gado da Mantiqueira
  • Twitter - Gado da Mantiqueira